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Plano de Aula: Educando o cidadão sobre a tuberculose

 

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pró Reitoria de Graduação

Escola de Formação de Professores e Humanidades

Curso de Pedagogia

Escola Municipal Professor Albert Einstein

 

 

 

PLANO DE AULA

 

2015

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Naturais

Código: EDU 1410                                                                               Nº Créditos: 06

Curso: Pedagogia                    Carga Horária: 120 horas                Pré-requisito: não há

Professor(a): Dra Salete Flôres Castanheira

 

Acadêmico(a): Adelaine Pereira da Silva

Acadêmico(a): Aracélia Rodrigues do Nascimento

Acadêmico(a): Karla Karolliny da Silva Jacino

Acadêmico(a): Patrícia Marques Velasco

Acadêmico(a): Thiago Bertolino dos Santos

 

Modalidade de ensino: Ensino Fundamental/ Anos iniciais

Série/ Turma: 2º Ano/ Matutino

Disciplina: Ciências Naturais

Tema: Educando o cidadão sobre a tuberculose

1.      Objetivos específicos:

 

1.1    Fazer o uso de inferências, confirmando regras de sociabilização;

1.2    Ampliar a análise e a síntese da segmentação fonêmica da palavra tuberculose;

1.3    Conhecer a letra específica pela qual cada fonema é representado na palavra;

1.4    Compreender que a sequência de fonemas compõe uma sílaba;

1.5    Compreender o que são doenças contagiosas;

1.6    Ampliar o conhecimento a partir do tema: tuberculose;

1.7    Socializar a troca de informações e conhecimento entre os alunos;

1.8   Compreender que as palavras são compostas de fonemas;

1.9   Compreender como funciona o princípio alfabético;

1.10     Aprender a associar os fonemas às letras;

1.11     Escandir as sílabas;

1.12     Aprender a construir a consciência fonológica;

1.13     Perceber como as sílabas são formadas;

1.14     Compreender como as palavras são escritas e o valor sonoro das letras;

1.15     Compreender a diferença do som de “Z” e “S”;

1.16     Construir o princípio alfabético;

1.17     Pronunciar corretamente os fonemas.

2.      Conteúdos:

 

2.1 Ciências Naturais

2.1.1   Doenças infecto contagiosas: Tuberculose.

 

2.2  Língua Portuguesa

2.2.1   Princípio alfabético;

2.2.2   Construção silábica;

2.2.3   Construção fonética;

2.2.4   Construção da consciência fonológica;

2.2.5   Leitura.

 

2.3  Matemática

2.3.1   Sequência numérica.

 

3.      Metodologia da problematização:

 

3.1. Organização do espaço/ ambiente

 

Ao iniciar a aula, a professora coloca as carteiras do centro da sala uma do lado da outra, enquanto as demais estarão em formato de círculo. A professora observa cuidadosamente se todos estão em posição adequada para participarem da aula. Inicia então o diálogo com os alunos, fazendo a leitura dos combinados, até então, feita por intermédio de um cartaz exposto na lousa/quadro da sala. Estes combinados tem como intuito auxiliar positivamente no percurso da aula.

 

3.2. Estrutura de participação – estabelecidas em conjunto.

 

Apresentação dos combinados:

3.2.1   Saber ouvir a professora.

3.2.2   Levantar o dedo quando quiser falar.

3.2.3   Saber esperar sua vez de falar.

3.2.4   Respeitar os colegas.

 

3.3. Levantamento dos conhecimentos prévios

 

3.3.1 Inicialmente será fornecidos andaimes, através de pistas de contextualização, que servem para os alunos construírem as bases do contexto em que a aula é conduzida.

3.3.2   A contextualização será referente a uma doença: tuberculose.

3.3.3  Inicialmente faz parte do vocabulário linguístico da professora, “Vocês conhecem alguma doença?”

 

3.4. Descrição da atividade/ metodologia

 

A professora terá de desenvolver a habilidade de escuta fornecendo, durante a aula, pistas e andaimes para que os alunos percebam que o conhecimento que as crianças tem pode ser ampliado.

Inicialmente a professora terá de ouvir as hipóteses/falas dos alunos, por meio de indagações, até chegar as doenças do pulmão. Com isso, caberá a professora regente ampliar o conhecimento das crianças trabalhando com a doença infecto contagiosa: tuberculose.  

Logo após, a professora irá escrever no quadro-giz a palavra “TUBERCULOSE”. A partir deste momento o estudo se volta para o processo de alfabetização das crianças. Desse modo, será fornecido andaimes, por meio de pista de contextualização, para que os alunos leiam a palavra e inicie assim a construção do princípio alfabético.

Em seguida, com o auxílio de fichas didáticas fixadas no quadro/lousa, a professora pedirá as crianças que pronunciem as letras separadamente para que as mesmas percebam como as sílabas são formadas. Os alunos terão que fazer a contagem numérica das letras para a professora e, inclusive, separar as sílabas da palavra, em parceria com as crianças.

No decorrer da atividade, ocorrerá a construção da consciência fonêmica e silábica, a estruturação da diferenciação de fonemas e sílabas e a construção da consciência fonológica.  

A professora fará as devidas intervenções e o monitoramento e dará, por intermédio verbal, os andaimes necessários para que os alunos avance na compreensão do princípio alfabético e amplie a sua rede de conceitos.

 

3.5. Busca de informação

 

A busca de informação é realizada nos esquemas cognitivos formados a partir da construção do principio alfabético, por meio da pronúncia da palavra em construção. Na mesma atividade, a busca da informação se dará também com a construção da consciência fonêmica e silábica, a estruturação da diferenciação de fonemas e sílabas e, inclusive, a construção da consciência fonológica, mediante a oralidade.

 

 

3.6. Sistematização

 

A sistematização do conhecimento será obtida a partir do descobrimento / reflexão/ compreensão da quantidade de sílabas e letras que possui a palavra “TUBERCULOSE”.

4.      Recursos:

 

4.1     Cartaz com os combinados;

4.2     Quadro-giz;

4.3     Fichas didáticas/ letras da palavra “TUBERCULOSE”.

 

5.      Tempo:  1 aula de 50 minutos

6.      Avaliação: Observar a interação das crianças no decorrer da aula e verificar se houve alcance dos objetivos propostos.

 

Bibliografia: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro, CASTANHEIRA, Salete Flôres. Etnografia de uma Prática de Letramento Científico (2). In: Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Plano de Aula: Educando o cidadão sobre a tuberculose de Adelaine Pereira da Silva; Aracélia Rodrigues do Nascimento; Karla Karolliny da Silva Jacino; Patrícia Marques Velasco; Thiago Bertolino dos Santos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

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