Pontifícia
Universidade Católica de Goiás Pró
Reitoria de Graduação Escola
de Formação de Professores e Humanidades Curso
de Pedagogia Escola
Municipal Professor Albert Einstein |
PLANO
DE AULA 2015 |
Disciplina: Fundamentos
Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Naturais |
Código: EDU 1410
Nº Créditos: 06 |
Curso: Pedagogia Carga Horária: 120 horas Pré-requisito:
não há |
Professor(a): Dra Salete Flôres Castanheira |
|
Acadêmico(a): Adelaine Pereira da Silva |
Acadêmico(a): Aracélia Rodrigues do Nascimento |
Acadêmico(a): Karla
Karolliny da Silva Jacino |
Acadêmico(a): Patrícia
Marques Velasco |
Acadêmico(a): Thiago Bertolino dos Santos |
|
Modalidade de ensino: Ensino
Fundamental/ Anos iniciais |
Série/
Turma: 2º Ano/ Matutino |
Disciplina: Ciências
Naturais |
Tema: Educando
o cidadão sobre a tuberculose |
1. Objetivos específicos: 1.1
Fazer o uso de inferências, confirmando
regras de sociabilização; 1.2
Ampliar a análise e a síntese da
segmentação fonêmica da palavra tuberculose; 1.3
Conhecer a letra específica pela qual cada
fonema é representado na palavra; 1.4
Compreender que a sequência de fonemas
compõe uma sílaba; 1.5
Compreender o que são doenças contagiosas; 1.6
Ampliar o conhecimento a partir do tema:
tuberculose; 1.7
Socializar a troca de informações e
conhecimento entre os alunos; 1.8
Compreender que as palavras são compostas de
fonemas; 1.9
Compreender como funciona o princípio
alfabético; 1.10
Aprender a
associar os fonemas às letras; 1.11
Escandir as
sílabas; 1.12
Aprender a
construir a consciência fonológica; 1.13
Perceber como as
sílabas são formadas; 1.14
Compreender como
as palavras são escritas e o valor sonoro das letras; 1.15
Compreender a
diferença do som de “Z” e “S”; 1.16
Construir o
princípio alfabético; 1.17
Pronunciar
corretamente os fonemas. |
2. Conteúdos:
2.1 Ciências Naturais 2.1.1 Doenças
infecto contagiosas: Tuberculose. 2.2 Língua Portuguesa 2.2.1 Princípio
alfabético; 2.2.2 Construção
silábica; 2.2.3 Construção
fonética; 2.2.4 Construção
da consciência fonológica; 2.2.5 Leitura. 2.3 Matemática 2.3.1 Sequência
numérica. |
3. Metodologia
da problematização: 3.1. Organização do espaço/ ambiente Ao iniciar a
aula, a professora coloca as carteiras do centro da sala uma do lado da
outra, enquanto as demais estarão em formato de círculo. A professora observa
cuidadosamente se todos estão em posição adequada para participarem da aula.
Inicia então o diálogo com os alunos, fazendo a leitura dos combinados, até
então, feita por intermédio de um cartaz exposto na lousa/quadro da sala. Estes combinados tem como intuito auxiliar positivamente no
percurso da aula. 3.2. Estrutura de participação – estabelecidas
em conjunto. Apresentação
dos combinados: 3.2.1 Saber ouvir a
professora. 3.2.2 Levantar
o dedo quando quiser falar. 3.2.3 Saber esperar
sua vez de falar. 3.2.4 Respeitar
os colegas. 3.3. Levantamento dos
conhecimentos prévios 3.3.1
Inicialmente será fornecidos andaimes,
através de pistas de contextualização, que servem para os alunos construírem
as bases do contexto em que a aula é conduzida. 3.3.2 A
contextualização será referente a uma doença: tuberculose. 3.3.3 Inicialmente
faz parte do vocabulário linguístico da professora, “Vocês conhecem alguma
doença?” 3.4. Descrição da atividade/
metodologia A professora
terá de desenvolver a habilidade de escuta fornecendo, durante a aula, pistas
e andaimes para que os alunos percebam que o conhecimento que as crianças tem pode ser ampliado. Inicialmente a
professora terá de ouvir as hipóteses/falas dos alunos, por meio de
indagações, até chegar as doenças do pulmão. Com isso, caberá a professora
regente ampliar o conhecimento das crianças trabalhando com a doença infecto
contagiosa: tuberculose. Logo após, a
professora irá escrever no quadro-giz a palavra “TUBERCULOSE”. A partir deste
momento o estudo se volta para o processo de alfabetização das crianças.
Desse modo, será fornecido andaimes, por meio de pista de contextualização,
para que os alunos leiam a palavra e inicie assim a construção do princípio alfabético.
Em seguida, com
o auxílio de fichas didáticas fixadas no quadro/lousa, a professora pedirá as
crianças que pronunciem as letras separadamente para que as mesmas percebam
como as sílabas são formadas. Os alunos terão que fazer a contagem numérica
das letras para a professora e, inclusive, separar as sílabas da palavra, em
parceria com as crianças. No decorrer da
atividade, ocorrerá a construção da consciência fonêmica e silábica, a
estruturação da diferenciação de fonemas e sílabas e a construção da
consciência fonológica. A professora
fará as devidas intervenções e o monitoramento e dará, por intermédio verbal,
os andaimes necessários para que os alunos avance na
compreensão do princípio alfabético e amplie a sua rede de conceitos. 3.5. Busca de informação A busca de
informação é realizada nos esquemas cognitivos formados a partir da
construção do principio alfabético, por meio da pronúncia da palavra em
construção. Na mesma atividade, a busca da informação se dará também com a
construção da consciência fonêmica e silábica, a estruturação da
diferenciação de fonemas e sílabas e, inclusive, a construção da consciência
fonológica, mediante a oralidade. 3.6. Sistematização A sistematização
do conhecimento será obtida a partir do descobrimento / reflexão/ compreensão
da quantidade de sílabas e letras que possui a palavra “TUBERCULOSE”. |
4. Recursos: 4.1 Cartaz com os combinados; 4.2 Quadro-giz; 4.3 Fichas didáticas/ letras da palavra
“TUBERCULOSE”. |
5.
Tempo: 1
aula de 50 minutos |
6. Avaliação: Observar a interação das crianças
no decorrer da aula e verificar se houve alcance dos objetivos propostos. |
Bibliografia: BORTONI-RICARDO,
Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro,
CASTANHEIRA, Salete Flôres. Etnografia de uma
Prática de Letramento Científico (2). In: Formação do professor como agente letrador.
São Paulo: Contexto, 2010. |
O trabalho Plano de Aula: Educando o cidadão sobre a tuberculose de Adelaine Pereira da Silva; Aracélia Rodrigues do Nascimento; Karla Karolliny da Silva Jacino; Patrícia Marques Velasco; Thiago Bertolino dos Santos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
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